Sondagem e Geotecnia

     A sondagem é um dos métodos diretos utilizados para a coleta de informações do subsolo e avaliação da capacidade de suporte para obras. É realizada através de uma perfuração em solo (Sondagem a Percussão) ou rocha (Sondagem Rotativa).

     A Sondagem a Percussão é uma ferramenta de investigação do subsolo que, associada ao ensaio de penetração padronizado (SPT-Standard Penetration Test), mede a resistência do solo.

     A Sondagem Rotativa é utilizada para perfuração em rocha. Assim, ao constatar a presença de material impenetrável a ferramenta de percussão é dada continuidade a perfuração utilizando sonda rotativa, equipamento que permite a extração de amostras de rocha (testemunhos). Os processos podem ser alternados de acordo com a natureza das camadas (solo ou rocha) até atender as necessidades do projeto.

     É uma ferramenta obrigatória quando se trata de obra que irá repousar em terreno onde afloram blocos rochosos (denominados de "matações") apoiados sobre solos cuja capacidade de suporte é desconhecida.

     A ASTOP atende as Normas da ABNT e trabalha com Sondagens SPT (Standard Penetration Test) e Sondagens Rotativas, executando sondagens em prédios, pontes, barragens, fontes, minas, estradas, ferrovias, indústrias, loteamentos.


<< voltar